Lisboa é escolhida como Capital da Inovação da Europa
por The Next Big Idea | 28 de Novembro, 2023
Carlos Moedas aceitou o prémio numa cerimónia realizada em Marselha. Na base esteve o trabalho desenvolvido com a Lisbon Unicorn Factory.
Esta segunda-feira, Lisboa foi considerada a Capital da Inovação da Europa, um prémio entregue pela Comissão Europeia a Carlos Moedas, Presidente da CM de Lisboa, numa cerimónia realizada em Marselha. Além de Lisboa, Lyiv (Ucrânia) e Varsóvia (Polónia) eram as outras cidades finalistas.
Por detrás do reconhecimento europeu, está o projeto da Lisbon Unicorn Factory, que foi anunciado pela primeira vez por Carlos Moedas em 2021, no palco principal do Web Summit. Na altura, o executivo lisboeta revelava a vontade desenvolver uma infraestrutura capaz de rivalizar com Londres, Berlim e Paris, em termos de criação de negócios e de novas tecnologias.
De acordo com números da Unicorn Factory, nos últimos dois anos, atraiu 54 novos centros tecnológicos para Lisboa, vindos de 23 países, anunciou 10 mil postos de trabalho, lançou 13 programas de incubação e aceleração, triplicou o número de startups incubadas e posicionou a cidade em temas como a Web3, a saúde digital e a inteligência artificial.
Nos prémios organizados pela iCapital, Lisboa levou para casa o galardão mais cobiçado de “European Capital of Innovation”, arrecadando 1 milhão de euros que poderão ser investidos no ecossistema.
“Este prémio vai ser investido pela Unicorn Factory para desenvolver projetos de inovação social e no combate à exclusão, usando a tecnologia como elevador social. É também a prova que podemos e devemos ser mais ambiciosos. Que temos tudo para ser os melhores. É um orgulho para mim enquanto responsável máximo da autarquia de Lisboa. Mas é sobretudo um sinal muito forte daquilo que somos capazes de fazer quando temos ambição”, salienta Carlos Moedas.
Recentemente, na edição deste ano da Web Summit, o The Next Big Idea teve a oportunidade de estar à conversa com Gil Azevedo, Executive Director da Lisbon Unicorn Factory. Veja aqui: