Voltar | Inovação Social

Impact Journey: o programa que quer por os jovens a criar produtos e serviços de impacto

por The Next Big Idea | 15 de Junho, 2023

A iniciativa Impact Journey tem por objetivo motivar e desafiar os jovens adultos, com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos, a encontrarem soluções para quatro áreas: a agroindústria, água, educação, e prevenção e estilos de vida.

Desenhado pela Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, juntamente com a Fundação Amélia de Mello, o programa pretende dar aos interessados ferramentas e financiamento para desenvolverem as suas ideias e darem os primeiros passos no setor do empreendedorismo de impacto.

Em comunicado, é explicado que a iniciativa inclui sessões de capacitação, acesso a bolsas de empreendedorismo, visitas de estudo a entidades diversas do ecossistema nacional e internacional, e também à participação em programas da Casa do Impacto.

O programa terá as seguintes fases:

  • Submissão de candidaturas, a partir já deste mês de junho;
  • Fase em que se escolherão 12 projetos, dos quais três seguem à fase seguinte;
  • Em outubro, abre a fase de incubação pelo período de um ano.

Os três vencedores, para além do apoio financeiro, do período de incubação gratuita na Casa do Impacto com acompanhamento de uma equipa dedicada e da participação na Web Summit 2023, terão a oportunidade de participar numa Inspiring Journey em Londres, ao abrigo da parceria com a LSE Generate da London School of Economics.

  • As candidaturas abrem em breve e poderão ser feitas no site da Casa do Impacto.

De forma concreta, a iniciativa visa encontrar soluções que respondam aos desafios sociais de:

  • Agroindústria: atividades relacionadas com matéria-prima e transformação, a indústria dos alimentos e a sua distribuição;
  • Água: no contexto de preservação de recursos naturais, procuram-se soluções para a reutilização, redução da perda de água, consumo eficiente e racionalização;
  • Educação: na formação das novas gerações;
  • Prevenção e estilos de vida: procurem uma qualidade de vida de modo completo e integrado e comportamentos saudáveis, desde o diagnóstico e a prevenção, à promoção da saúde e modificação comportamental.

___

Sobre a Casa do Impacto: Fundada em 2018, a Casa do Impacto é um hub dinamizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que tem como missão impulsionar uma nova geração de empreendedores que estão a desenvolver modelos de negócio com impacto socioambiental positivo, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. O espaço integra escritórios, cowork, atividades de formação e experimentação, e programas de investimento.

Sobre a Fundação Amélia de Mello: A Fundação Amélia de Mello, instituição de direito privado com estatuto de utilidade pública, surgiu em 1964, por iniciativa de D. Manuel de Mello. O essencial da visão que a Fundação hoje assume aponta no sentido da valorização prioritária da educação e das instituições ligadas a esse sector e com as quais tem tido forte aproximação e afinidades, sempre dentro do mais estrito rigor e no respeito da vontade do instituidor da Fundação, D. Manuel de Mello.