Voltar | Investimento

EIT Digital Venture Program volta a investir e apoiar em projetos digitais

por The Next Big Idea | 28 de Fevereiro, 2023

O EIT Digital Venture Program visa apoiar equipas empreendedoras em fase early-stage. As candidaturas já se encontram abertas em Portugal.

Esta semana foi anunciada mais uma edição do EIT Digital Venture Program, um programa cofinanciado pela União Europeia (UE) que pretende apoiar projetos digitais e que visa apoiar equipas empreendedoras em fase early-stage na sua jornada para o mercado.

Projetado para os países Bálticos e do leste e sul da Europa, procura projetos inovadores na área da tecnologia digital e que estejam à procura de apoios para passar da fase de protótipo à fase de investimento em menos de um ano.

O programa oferece mentoria, formação e prémios monetários até 25 mil euros, incluindo também a presença em eventos exclusivos, como os “Pitch Days” finais, onde as equipas terão a oportunidade de validar as suas soluções junto de investidores, potenciais clientes e especialistas da comunidade de tecnologia e empreendedorismo.

Em comunicado, é frisado que os projetos selecionados terão acesso a uma parcela inicial de 5 mil euros, sendo que outros 10 mil euros serão atribuídos posteriormente às equipas que concluírem o programa e incorporarem a sua empresa no período estabelecido. É ainda esclarecido que os dez primeiros empreendimentos que encontrarem um investidor e angariarem financiamento até o final de novembro de 2023, no valor mínimo de 50 mil euros, terão direito a um prémio adicional de 10 mil euros, elevando o apoio total do EIT Digital para 25 mil euros.

Em Portugal, o EIT Digital Venture Program será executado com o apoio da aceleradora Building Global Innovators (BGI). As candidaturas encontram-se abertas até 16 de abril. Informação adicional neste link.

Sobre o EIT Digital

O EIT Digital ambiciona criar uma Europa digital competitiva, justa, inclusiva e sustentável que, através da inovação digital trazida pelo talento empreendedor, tenha um impacto global. Com o cofinanciamento da União Europeia, o EIT Digital visa moldar a próxima geração de startups digitais, mapeando produtos e serviços e desenvolvendo o talento dos empreendedores.

Nos últimos seis anos, mais de 200 empreendedores europeus foram apoiados e mais de 124 startups foram lançadas ao abrigo do EIT Digital Venture Program.