Spotify cria funcionalidade para andarmos com um DJ no bolso
por The Next Big Idea | 23 de Fevereiro, 2023
O Spotify revelou uma nova funcionalidade assente em inteligência artificial, e que basicamente funciona como um radialista encarregue de escolher a música (que a plataforma julga) que queremos ouvir.
Enquanto não apresenta ao mundo o seu novo feed ao estilo TikTok, o Spotify anunciou esta quarta-feira o lançamento da versão beta de uma nova ferramenta a que oportunamente chamou “AI DJ”.
Segundo a plataforma sueca, esta inovação vai criar uma DJ de rádio que vai não só tratar de uma curadoria especial e de selecionar músicas a nosso gosto, como vai fazer comentários (alimentados por Inteligência Artificial) sobre as faixas e artistas de que gostamos.
A ideia, explica a empresa, passa para que o Spotify fique a conhecer os utilizadores de tal forma que o nosso DJ possa escolher o que pôr a tocar assim que abrirmos a aplicação e carregarmos no play. Por outras palavras, colocar “um DJ de Inteligência Artificial (IA) no nosso bolso”.
- Curiosidade: A voz deste DJ soa a humano de carne e osso e de robótica tem pouco. É que é modelada a partir da voz verdadeira de Xavier “X” Jernigan, líder do departamento “Cultural Partnerships” do Spotify.
E como é que se faz ou cria este “AI DJ”? Com uma combinação de três fatores: a tecnologia de personalização já existente na casa, uma voz modelada que é possível criar graças à compra da Sonantic em 2022 – empresa britânica que se especializa em trabalhar vozes geradas por IA – e através da ajuda da tecnologia da OpenAI.
Em termos de operacionalidade, o Spotify diz ter fornecido aos seus editores musicais, peritos, argumentistas e curadores de dados o acesso à tecnologia IA Generativa da OpenAI, a fim de ampliar os seus conhecimentos sobre música, artistas e géneros. Portanto, a tecnologia está a ser utilizada para criar “pedaços de comentários culturalmente relevantes e precisos”, diz a plataforma, que acrescenta estarem a ser trabalhados guiões internamente para que este DJ consiga oferecer uma experiência bastante fiel daquela que seria se estivéssemos a ouvir um humano.
O que se diz lá fora? Depende, pois a opinião divide-se. De acordo com o Tech Crunch, este DJ do Spotify tem o potencial para transformar a plataforma numa experiência passiva e de relaxamento, ideal para aqueles momentos em que estamos sem vontade de escolher ou de procurar o que ouvir. Por outro lado, a Gizmodo diz que é uma ferramenta que imita “as piores partes de se ouvir a rádio”. Portanto, parece que é uma daquelas ferramentas que vai depender da preferência de cada um.
A funcionalidade ainda se encontra numa fase beta (de testes) e por enquanto só está disponível em inglês e para assinantes Spotify Premium nos Estados Unidos e Canadá, segundo a Axios.