Voltar | Investimento

Como investir quando os mercados estão em queda

por Miguel Magalhães (Texto) | 20 de Fevereiro, 2023

No episódio mais recente da DeNites TV, Miguel Magalhães esteve à conversa com Francisco Macedo, trader e CEO da startup web3 Stage, e Marco Oliveira, Chief Innovation Officer da Uphold, uma das principais brokers mundiais de criptomoedas.

A pandemia foi pródiga a trazer imensas pessoas para o mundo do trading. Fosse pela inércia natural dos confinamentos, fosse pela ausência de desportos ou eventos no qual era possível apostar, a verdade é que milhões de pessoas decidiram abrir uma conta numa qualquer plataforma de trading e começar a investir em ações ou criptomoedas.

Por um lado, durante algum tempo, foi bom para essas plataformas e para algumas empresas, que com um novo fluxo de capital a influenciar os mercados atingiram valorizações que provavelmente nunca esperaram. Mas por outro também trouxe uma aleatoriedade, semelhante ao dos jogos da sorte, no qual certos movimentos na valorização de projetos, não correspondiam aos resultados que estavam a demonstrar e dependiam única e exclusivamente da expectativa ou agrupamento de esforços de utilizadores em comunidades no Reddit e outras redes sociais.

Estes fenómenos levaram ao surgimento de casos como o da Robinhood, o da GameStop, o da AMC e o de várias criptomoedas, com os quais muitas pessoas beneficiaram, mas cujo impacto mais geral foi a perda de rendimentos para muitos utilizadores. Num mercado em queda, como o que observámos em 2022, o trading tornou-se numa atividade mais complexa, a exigir mais estudo, mais preparação e um maior rigor nas posições que são abertas.

Foi por aqui que passou a conversa no episódio mais recente da DeNites TV, videocast produzido pela MadreMedia e pela DeNites, a maior comunidade web3 em Portugal, que contou com o apoio da Stage.