Voltar | Empresas

Unbabel vai pôr Lisboa a falar Dothraki e valiriano

por The Next Big Idea | 7 de Dezembro, 2022

A Unbabel vai trazer os criadores de linguagens de “A Guerra dos Tronos” a Lisboa para sessão de masterclass.

A Unbabel, plataforma portuguesa de Language Operations (LangOps) sustentada por inteligência artificial (IA), anunciou um evento, no dia 14 de dezembro, que vai contar com a participação de David J. Peterson, linguista conhecido por ser o responsável pelas duas línguas “estranhas” que ouvimos na série “A Guerra dos Tronos”, o “Dothraki” e o “High Valyrian”.

Apesar de ser uma sessão aberta a qualquer pessoa, para participar, será necessário fazer um registo neste link (via LinkedIn). No entanto, quem não tiver oportunidade ou disponibilidade de o fazer, poderá sempre acompanhar o evento em direto através do Linkedin da Unbabel.

Na nota enviada à imprensa, a plataforma realça também que os participantes terão ainda a oportunidade de fazer perguntas e testar os seus conhecimentos de “High Valyrian” numa masterclass gratuita liderada por Peterson (igualmente responsável pelo que se ouve em “The Witcher”, “Thor”, entre muitos outros) e Jessie Sams, sua parceira nestas andanças, após o evento.

O CEO da Unbabel, Vasco Pedro, e o CTO, João Graça, juntar-se-ão também ao painel, para discutir o que é preciso para criar uma linguagem a partir do zero.

“A linguagem é o que nos une. Este é o veículo que utilizamos para comunicarmos uns com os outros, com clientes, e até quando contamos a nossa história pessoal – é uma experiência intrinsecamente humana”, diz Reanna Mardinger, Vice-presidente de Comunicação da Unbabel, citada em comunicado. “Estamos entusiasmados por aprender algo com a ficção e aplicá-la ao nosso dia-a-dia”, remata.

A Unbabel utiliza uma abordagem de tradução híbrida que combina a IA com editores humanos, que asseguram qualidade e trabalham consistentemente para atualizar algoritmos de tradução exclusivos às preferências linguísticas de um mercado ou país, fornecendo traduções personalizadas a todos os seus utilizadores à escala.