Voltar | Tecnologia

Web Summit nunca esgotou tão rápido

por The Next Big Idea | 14 de Outubro, 2022

Edição de 2022 já soma recordes: é a mais rápida de sempre esgotar e a que regista mais startups.

Depois de a pandemia obrigar a várias adaptações, que chegaram a ameaçar a sua existência, a cimeira tecnológica está de volta — e com mais fulgor do que nunca. Segundo anunciou esta sexta-feira a organização, a edição de 2022, que vai ter lugar em Lisboa entre os dias 1 e 4 de novembro, foi a mais rápida de sempre a esgotar.

“Atingindo um marco recorde, haverá mais startups e parceiros do que nunca na Web Summit. A cimeira esgotou quatro semanas antes do evento, com 2.300 startups oriundas de mais de 100 países”, pode ler-se no comunicado.

Entre participantes e empresas, é esperado que aproximadamente 75 mil pessoas passem pela Altice Arena e pelo pavilhão da FIL durante a cimeira tecnológica. A distribuição é a seguinte:

  • + 70.000 participantes
  • 2.630 startups e empresas
  • 1.120 investidores
  • 1.040 oradores

Para o líder da Web Summit, estes números são espelho de que o ditado popular “depois da tempestade, vem a bonança” se profetizou após um período negro.

“No início de 2021, parecia que a Web Summit podia não conseguir sobreviver. Enquanto equipa, reunimo-nos e, de alguma maneira, conseguimos ultrapassar o ano. Tem sido uma recuperação extraordinária ao longo dos últimos 18 meses, desde a quase morte no início de 2021 até ao nosso melhor ano, em 2022”, indicou Paddy Cosgrave, fundador e CEO, citado no comunicado.

Novos palcos

A Web Summit 2022 vai contar com algumas novidades relativamente aos anos anteriores, nomeadamente com quatro novos palcos:

  • Verified: acolherá os influenciadores e criadores de conteúdos “mais excitantes do mundo”;
  • Book Summit: escritores e académicos vão debater o mundo editorial (ficção, não-ficção, crítica literária, etc);
  • Security Summit: aqui serão discutidos temas como regulamentação e compliance, dados, segurança online, metaverso, guerra cibernética;
  • Crypto: o foco estará no futuro das criptomoedas e da Web3, esta última por ser considerada a próxima “grande evolução da Internet”.

Além desta edição esgotada, é sabido que Lisboa será a casa da cimeira até pelo menos 2028. No entanto, Paddy Cosgrave, no início do verão, afirmou ter esperança de que a Web Summit possa permanecer em Portugal além desse período e por “muitos e longos anos”. Só que, chegando à data, a decisão não depende só dele ou da organização do evento: está também nas mãos do presidente do município nessa altura e respetivo governo.