Voltar | Sustentabilidade

Autocarro português 100% elétrico quer ser a alternativa verde

por The Next Big Idea | 21 de Junho, 2022

A Oceântia, uma startup portuguesa de produção de autocarros elétricos, procura financiamento através da GoParity.

Criada em 2000 por engenheiros portugueses, a missão da Ocêantia passa por combater ativamente os efeitos das alterações climáticas. Para isso, a sua equipa criou um modelo de autocarro 100% elétrico, desenhado para ser uma alternativa sustentável aos transportes públicos e escolares, atualmente explorados com veículos de motor a combustão pela generalidade dos municípios portugueses.

Em comunicado, a startup portuguesa indica que os seus modelos elétricos são uma boa alternativa aos autocarros tradicionais a diesel e que substituir cada autocarro a combustão por um elétrico significa poupar até “mil toneladas de CO2 que seriam emitidos durante a vida útil do veículo e até 69 toneladas por ano”, ou seja, o “equivalente à capacidade de absorção de 3.165 árvores adultas”.

No seu site, a empresa nota ainda que a “rentabilidade é um elemento-chave para qualquer sistema de transportes públicos” e que as “baterias de maior capacidade” dos seus autocarros BlueCity Eletric têm autonomia para a realizar a “generalidade dos serviços diários sem necessidade de recarregamento”.

Financiamento na GoParity

Depois de ter angariado 115.000€ para produzir o primeiro autocarro 0% de emissões CO2 (já vendido a um município português e atualmente em testes de certificação europeia), a Ocêantia volta a colaborar com a GoParity (plataforma de financiamento colaborativo de projetos de impacto social e ambiental) para financiar um segundo autocarro (já encomendado por outro município português, para ser entregue no terceiro trimestre deste ano).

O objetivo passa por chegar aos 225 mil euros e qualquer pessoa pode investir no projeto. De acordo com a nota enviada à imprensa, é dado o exemplo de que, por exemplo, se decidir colaborar com 5€, o contrato é de um ano e o retorno é de 5% do seu investimento inicial.

“Quisemos juntar-nos à GoParity por sermos um projeto verde, focado em novas tecnologias na área ambiental. Importa ainda o facto de sermos uma equipa de pessoas pragmáticas e abertas a novas soluções. Consideramos que esta nova forma de financiamento e de relacionamento é muito mais simples e rápida, o que oferece enormes vantagens, quer para promotores como nós, quer para os investidores”, afirma Valter Duarte, sócio-gerente da Oceântia.

Em comunicado, a startup portuguesa de produção de autocarros elétricos salienta ainda que prevê a contratação de 11 pessoas para as equipas de planeamento, construção e vendas. Em 2023, conta fazer a expansão para Espanha e o resto da Europa.