Voltar | Criptomoedas

Anchorage Digital quer um mercado de criptoativos “mais seguro e justo”

por The Next Big Idea | 9 de Junho, 2022

Para o conseguir, a empresa cofundada por Diogo Mónica vai apoiar cinco plataformas de ativos digitais com a sua tecnologia.

O unicórnio com ADN nacional vai emprestar a sua tecnologia para criar a primeira rede da indústria de exchanges de custódia. Ou seja, vai oferecer o acesso “direto aos pares de ativos digitais mais trocados nas bolsas mais reconhecidas”, de acordo com o comunicado hoje divulgado.

Assim, para já, são cinco as plataformas de ativos digitais que vão entrar nesta rede: Binance.US, CoinList, Blockchain.com, Strix Leviathan e Wintermute.

Para o líder da empresa, este é o passo certo para cultivar a confiança com investidores e público. Porque a Anchorage assume: o foco deve assentar na criação de uma estrutura eficiente e segura para os participantes.

“Acreditamos que as bolsas e os depositários devem estar estruturados de forma diferente”, afirma Diogo Mónica, presidente e cofundador da Anchorage Digital, citado em comunicado. “As finanças tradicionais seguem há já muito tempo este modelo; e se a indústria da cripto pretende cultivar o mesmo nível de confiança com investidores e com o público, é preciso seguirmos as mesmas práticas”, acrescenta. 

Segundo o comunicado, a rede exchanges é significante de três formas diferentes, quer para parceiros de trading quer para as bolsas:

1. Uma estrutura de mercado justa: Em mercados tradicionais, depositários e bolsas apresentam diferentes interesses e deveres para com os seus clientes, o que significa que a entidade de custódia nunca é igualmente o local de intercâmbio. Assim como uma instituição não pode colocar em custódia os seus ativos na New York Stock Exchange, a solução da Anchorage oferece uma independência e separação claras e distintas entre custódia qualificada e troca de ativos.

2. Sem depósito prévio: Os participantes no trading e as bolsas de ativos beneficiam de acesso aumentado à liquidez e ao risco reduzido de contraparte. A Anchorage resolve um problema técnico difícil, eliminando a necessidade de os traders realizarem um depósito prévio individual em contas em múltiplas bolsas por forma a obter a melhor cotação, enquanto minimiza o impacto nas operações de tesouraria das exchanges e reduz o risco geral de crédito de contraparte. À medida que mais bolsas se conectam diretamente às APIs da Anchorage, trocas mais eficientes surgirão.

3. Participação segura: A separação dos papéis de custódia das exchanges permite que instituições cumpram verdadeiramente as suas obrigações fiduciárias, detendo ativos com um depositário qualificado durante o ciclo de vida completo de uma troca. Mais importante ainda, manter a custódia com a Anchorage remove o risco de ataques a hot-wallets, mantendo os ativos seguros sem sacrificar a conveniência no trading e com a proteção de trabalhar com um banco aprovado a nível federal nos EUA.

Sobre a Anchorage Digital

Anchorage Digital é a plataforma de bens digitais mais avançada para investidores. Desde a custódia e negociação até ao staking, governação e financiamento, a Anchorage oferece uma gama completa de soluções financeiras cripto-nativas compatíveis e construídas para se adaptarem a casos emergentes de utilização da blockchain, e feitas para evoluir a par das necessidades dos investidores em ativos digitais. Considerado o primeiro banco de ativos digitais fundado a nível federal nos Estados Unidos da América, o Anchorage Digital Bank permite às instituições financeiras trabalhar com ativos digitais, de forma simples e segura. Com sede em São Francisco, a Anchorage é remote-friendly, com escritórios em Nova Iorque; Porto, Portugal; Singapura; e Sioux Falls, South Dakota.