Startup
BUK
Sede: Avenida Praia da Vitória, nº 11, 5º andar, 1000-245 Lisboa
Tecnologia ,
Chama-se BUK e vem agilizar a marcação de todo o tipo de serviços, para ambos, clientes e negócios, com uma agenda online para reservas em tempo real. A empresa portuguesa nasceu em Novembro de 2018 mas foi nos últimos meses que viu a sua actividade e procura aumentar drasticamente devido à pandemia.
“Depois da pandemia notámos que a procura da digitalização do processo de marcações passou a fazer parte das preocupações destes profissionais que até então não pensavam tanto nisso porque iam sempre aparecendo pessoas na loja de forma orgânica.” explica André Santos, líder de produto.
A plataforma portuguesa BUK, desenvolveu a sua agenda online a pensar em todos os negócios que recorrem ao agendamento de marcações com atendimento ao cliente (Salões de Beleza, SPAs, Personal Trainers, Pet Care, Clínicas, Centros de Estética, Barbeiros, Psicólogos, Farmácias etc.) e nas vezes em que estes interrompem o seu trabalho para atender telefonemas e fazer marcações, muitas vezes fora do horário de trabalho. Depois de praticamente três meses — Março, Abril e Maio — sem actividade, estes profissionais começaram a procurar alternativas que lhes permitissem ter a agenda completa mas evitando aglomerados de pessoas nas suas lojas.
O BUK pretende acabar com chamadas perdidas, marcações fora do horário e o tradicional ping-pong de disponibilidade entre serviços e utentes. Acima de tudo, pretende transformar chamadas não atendidas em marcações. Tudo isto é suportado pelos hábitos cada vez mais digitais dos portugueses, em oposição aos hábitos de marcação tradicionais, de serviços que ainda não estão prontos para a nova era digital. Após uma fase de testes e entrevistas a diversos serviços, a equipa que desenvolveu o produto identificou uma maior necessidade deste tipo de serviço nas áreas de beleza e estética onde os negócios de pequena e média dimensão, embora geridos muitas vezes a caneta e papel, estão já conscientes do seu peso no meio digital — sobretudo nas redes sociais.
Os utentes dos serviços que usam o BUK passam a fazer marcações online de forma completamente autónoma — através de uma página de marcações personalizada que permite escolher o serviço, colaborador, data e hora, e até efectuar o pagamento via MB Way (evitando assim o manuseamento de dinheiro na loja), sincronizando a marcação com o calendário do profissional em tempo real. Na véspera da marcação, os clientes recebem lembretes automáticos via email e SMS para que não falhem a marcação. Associado ao sistema de marcações, existe ainda uma agenda digital editável e a possibilidade de aceder a ferramentas de gestão de clientes, através de um simples CRM que permite retirar dados estatísticos das marcações, serviços e clientes, tais como preferências ou frequências de serviços. Existem ainda uma série de ferramentas de Marketing que permitem enviar campanhas promocionais ou informações relevantes sobre os serviços para os clientes por Email e SMS. Paralelamente o BUK funciona também como plataforma de registo e base de dados de pessoas que estiveram na loja, caso seja identificado algum caso positivo de COVID-19 torna-se fácil para os profissionais avisarem todas as pessoas com quem estiveram em contacto nos últimos 15 dias podendo inclusivamente contactá-los através da plataforma.
A plataforma conta já com clientes de norte a sul do país, como a Barbearia Bigorna no Porto, Anton Beill Haircare e a Bento Barbearias em Lisboa, The Barberhouse em Loulé no Algarve entre outras. Sendo a Barbearia Ferreira no Porto um dos maiores caso de sucesso, com mais de 80% das marcações a serem agendadas online de forma autónoma pelos clientes. O BUK conta ainda com clientes em áreas tão diversas como clínicas veterinárias, farmácias (para o agendamento da vacina da gripe), consultas de psicologia online e até stands automóveis (para agendamento de visita ao stand e test-drives).
Para usar o BUK é muito fácil, basta efectuar um registo gratuito no site, optar por um dos planos disponíveis (plano gratuito disponível) e começar a partilhar o link de marcações com os clientes.
A plataforma foi desenvolvida pela empresa portuguesa Untold Ventures, o Product Studio sediado em Lisboa, fundado por André Moniz, André Gonçalves, André Góis e André Santos, uma equipa que conta já com vasta experiência no universo das startups portuguesas.