Maiores Rondas da Semana: Cifrões renováveis para um mundo verde
por The Next Big Idea | 5 de Fevereiro, 2024
De 29 janeiro a 2 de fevereiro, o grande destaque foi para uma empresa americana que tem como missão “reconstruir” o mundo com infraestruturas renováveis. Na Europa, a espanhola Nebeus amealhou milhões para continuar a integração de criptoativos nas finanças tradicionais.
1. Generate Capital
Indústria: Energias renováveis
Valor: 1,4 mil milhões de euros (1,5 mil milhões de dólares)
Principais investidores: California State Teachers’ Retirement System
Descrição: É uma PBC (Public Benefit Corporation) americana que junta investidores, inovadores, empresas e comunidades empenhadas na “reconstrução do mundo” verde, ou seja, em construir infraestruturas sustentáveis que vão desde os sistemas solares comunitários ao tratamento de águas residuais municipais.
Insights: Segundo a própria Generate, a empresa já ajudou a produzir mais de 320 GWh de energia sustentável e a processar mais de 715Kt de resíduos orgânicos. E arranjou 10 mil milhões de dólares em financiamento desde a sua fundação, em 2014.
2. Nebeus
Indústria: Criptomoedas
Valor: 250 milhões de euros
Descrição: A missão desta startup de Barcelona – regulada pelo Banco de Espanha – passa por facilitar a integração de criptoativos nas finanças tradicionais. Tanto que evoluiu para uma aplicação financeira tudo-em-um, que integra pagamentos em várias moedas, IBANs virtuais, cartões de última geração e serviços de criptomoedas.
Insights: A ronda vai permitir melhorar a sua oferta a nível de empréstimos de criptoativos.
3. Kore.ai
Indústria: Inteligência Artificial
Valor: 138 milhões de euros (150 milhões de dólares)
Principais investidores: FTV Capital e Nvidia
Descrição: Desenvolve e cria plataformas/serviços para empresas (por exemplo de conversação ou que permitem fazer apps sem necessidade de se saber código).
Insights: Mais uma semana, mais uma grande ronda para uma startup de IA generativa. Mas esta empresa, com 10 anos, não é propriamente nova em soluções IA. Vai aproveitar é para turbinar a prata da casa com os novos avanços da tecnologia.
4. Zum
Indústria: Transportes
Ronda: Série E
Valor: 130 milhões de euros (140 milhões de dólares)
Principais investidores: GIC (fundo da Singapura)
Descrição: Plataforma (com inteligência artificial, claro) que permite aos municípios otimizar as rotas dos seus autocarros escolares — ao mesmo tempo que dão atualizações em tempo real aos pais. A par, esta startup da Califórnia também tem a sua própria frota de autocarros elétricos (e que os municípios podem utilizar se assim entenderem).
Insights: A Zum já está a tornar as viagens eficientes em várias cidades norte-americanas como São Francisco, Los Angeles, Oakland, Seattle, Chicago e Nashville, entre outras. E com esta ronda, viu a avaliação subir para os 1,3 mil milhões de dólares.
5. Rebellions
Indústria: Chips para IA
Ronda: Série B
Valor: 114 milhões de euros (126 milhões de dólares)
Principais investidores: KT (a gigante telecomunicações sul-coreana)
Descrição: É uma startup coreana “fabless” estilo Nvidia, ou seja, não tem fábrica mas desenha chips. Neste caso, dedicados e pensados para a inteligência artificial generativa.
Insights: O novo capital vai permitir contratar “talento” de modo a acelerar o desenvolvimento do Rebel, o chip de IA de próxima geração da empresa, para implementar em modelos (LLM) da Samsung.
6. Heart Aerospace
Indústria: Aviação
Ronda: Série B
Valor: 99 milhões de euros (107 milhões de euros)
Principais investidores: Air Canada, European Innovation Council Fund, Y Combinator, entre outros
Descrição: Esta startup sueca quer descarbonizar os céus com o seu primeiro avião híbrido-elétrico da empresa, o ES-30 — um avião que pode transportar até 30 passageiros, e que segundo a empresa faz menos emissões e é mais barato em voos de curtas distância do que os aviões convencionais.
Insights: Atualmente, o ES-30 é o único avião do seu tamanho com um “certificado limpo” da Agência Europeia para a Segurança da Aviação. E como o intuito é descarbonizar a indústria até 2050, o CEO da Heart Aerospace acredita que este modelo é o primeiro passo para garantir que se chega à meta. A Air Canada, pelos vistos, também. Tanto que já encomendou uns modelos para a sua frota.
7. Cour Pharmaceuticals
Indústria: Biotech
Ronda: Série A
Valor: 97 milhões de euros (105 milhões de dólares)
Principais investidores: Lumira Ventures e Alpha Wave Ventures
Descrição: Esta startup de Chicago foca-se no desenvolvimento de terapias modificadoras do curso da doença (TMDs) para tratar doentes com doenças autoimunes e doenças inflamatórias intestinais (i.e, Doença de Crohn ou Colite Ulcerosa).
Insights: Com esta ronda, a empresa vai avançar com novos estudos clínicos de alguns dos seus produtos para reforçar a sua posição enquanto líder de terapêuticas antigénio-especificas no tratamento das doenças autoimunes.