Voltar | Tecnologia

2019, BEEVERYCREATIVE de regresso ao Espaço

por | 25 de Janeiro, 2019

2019, BEEVERYCREATIVE de regresso ao Espaço

OHB, BEEVERYCREATIVE, Sonaca Space e Athlone – Instituto de Tecnologia da República da Irlanda. Estas são as empresas que fazem parte do consórcio internacional que ganhou contrato da Agência Espacial Europeia para desenvolver um protótipo de impressora 3D para a Estação Espacial, capaz de imprimir peças de grande dimensão em polímeros de alta performance. E tudo isto tem um nome: Projeto Imperial.

O objetivo deste projeto é desenhar, desenvolver e testar uma impressora 3D que cumpra os requisitos de fabricação aditiva a bordo da ISS, utilizando polímeros de alta performance e sem constrangimentos de área de impressão. Para demonstrar a funcionalidade desta impressora 3D, é necessário selecionar, imprimir e testar várias peças funcionais. As peças impressas deverão demonstrar a capacidade de produção no espaço, permitindo novas abordagens de manutenção técnica e estratégias de suporte da vida humana em voos espaciais, lê-se no comunicado divulgado.

Mário Angelo, Chief Technology Officer da BEEVERYCREATIVE, considera este novo projeto como “uma validação da capacidade de desenvolvimento tecnológico numa área, a aeroespacial, que terá com certeza impacto nas nossas vidas no futuro”.

Esta não é a primeira viagem espacial da BEEVERYCREATIVE. Em maio de 2018, o Projeto MELT – Manufacturing of Experimental Layer Technology, entregou com sucesso à Agência Espacial europeia um protótipo funcional de uma impressora 3D, capaz de imprimir peças funcionais nas condições de microgravidade da Estação Especial (ISS) com polímeros de alta performance, estando a BEEVERYCREATIVE envolvida. Em setembro de 2018, este projeto ganhou o prémio internacional de melhor Aplicação Aeroespacial, da TCT.

Sobre a BEEVERYCREATIVE veja também episódio exibido na SIC Notícias.