2 mil milhões de dólares. É este o valor que a nova sede da Amazon pode valer para a cidade vencedora
A corrida começou quando a Amazon anunciou procurar “uma nova casa”. Nos Estados Unidos, a vontade de acolher a gigante do comércio online era muita e percebe-se porquê: a cidade em questão poderá captar um investimento inicial de cerca de 2 mil milhões de dólares.
A nova sede, apelidada de HQ2, poderá superar os custos da primeira construída em Seattle. Segundo um estudo da BuildZoom, foram gastos 1,92 mil milhões de dólares neste projeto, não estando incluídos gastos com mobiliário, equipamentos, engenharia e design.
Sasha David, responsável pelo estudo, disse à Markets Inside que “[O valor obtido com as licenças de construção] é a fatia mais baixa de tudo quanto foi feito na construção da Amazon em Seattle. Também podemos esperar que este número suba, já que três blocos ainda estão em desenvolvimento”.
A Amazon estima que a sua contribuição para Seattle, entre 2010 e 2016, tenha sido de cerca de 38 mil milhões de dólares, tendo dito que foram investidos cerca de 3,7 mil milhões em infraestruturas.
Contudo, há quem diga que a instalação da gigante do comércio não foi tão positiva: os preços das casas na zona aumentaram, bem como o trânsito.
Mesmo assim, as cidades não desistiram de querer a Amazon — foram 238 as que apresentaram uma candidatura para acolher a segunda casa do gigante do comércio online, dada a promessa de investimento na área e o aumento do número de empregos disponíveis.
“A Amazon provavelmente irá reduzir as taxas de desemprego, mas retirará alguns inquilinos e elevará as rendas dos escritórios”, referiu Issi Romem, economista-chefe da BuildZoom. Mas “a longo prazo, expandirá os seus escritórios e ajudará a aprofundar uma quantidade de talentos”.
As ações da empresa aumentara, este ano, 55,29%. Contudo, a corrida das empresas vai continuar até 2018, momento em que se saberá qual é a cidade vencedora.
Algumas das cidades que mostraram interesse em acolher a Amazon:
Chicago, Illinois
Minneapolis e St. Paul, Minnesota
Toronto, Ontario
San Diego, California
Dallas-Fort Worth, Texas
Denver, Colorado
Pittsburgh, Pennsylvania
Baltimore, Maryland
Boston, Massachusetts
Columbus, Ohio
Detroit, Michigan
Philadelphia, Pennsylvania
Phoenix, Arizona